O processo de criação e desenvolvimento de um produto precisa ser sempre o mais assertivo possível. Em um mercado cada vez mais competitivo, não há muito espaço para equívocos, pois a concorrência está logo atrás buscando seu lugar ao sol. Por isso, o planejamento precisa ser a palavra-chave desse processo, incluindo aqui todas as possíveis variáveis dentro de um projeto.

Em meio a essa busca pelo planejamento, nossa consultoria em Design de Produtos entra como suporte para agregar experiência ao processo, justamente para ajudar a empresa na diminuição de riscos. Imagine ter à disposição, por exemplo, profissionais que já atuaram no desenvolvimento de produtos premiados? É um diferencial e tanto, não é mesmo? A tomada de decisão passa a ter um respaldo mais seguro.

As frentes de atuação do Design no planejamento

A primeira frente em que podemos atuar é a da antecipação de cenários dos produtos, que nada mais é do que o exercício de antecipar e mapear reações e situações possíveis dentro do contexto do mercado, onde todos estarão competindo, suas vantagens e decepções, tudo com olhar crítico tendo os princípios do design como critério de avaliação. Este olhar pode antecipar o melhor posicionamento para o seu produto e qual a melhor maneira para alcançá-lo.

A vantagem de ter uma antecipação de cenários é que, assim, a empresa consegue medir seu potencial diante das possibilidades apresentadas e traçar estratégias para cada situação apresentada. É uma forma de ser pró-ativo e estar preparado para o que pode acontecer, uma maneira de construir o futuro do produto e da marca.

Trata-se, sobretudo, de avaliar os riscos que o desenvolvimento do projeto pode apresentar. Então, as equipes conseguem trabalhar mais facilmente as mudanças, ocorrendo em possíveis recuos ou mesmo avanços diante de riscos contornáveis. Considera-se aqui também o cenário de competitividade e o mapeamento dos concorrentes, identificando quem realmente é uma ameaça, e como lidar com ela na escolha dos atributos que o novo produto deverá ter. Aqui começa a ser construída a sua identidade.

Considerando tudo isso, a empresa vai pensar em uma estratégia e um posicionamento para a marca diante do desafio colocado. Cenários e riscos vão encaminhar o empreendimento para um lado ou para outro, permitindo que ele defenda suas posições.

Ficou claro que o suporte do Design é importante, certo? Então, entre em contato com a gente, conheça onde já atuamos e saiba como podemos ajudar sua empresa.