Uma das capacidades que nos tornam humanos é a empatia. Por meio dela, nos colocamos no lugar do outro e, a partir de um entendimento de seus sentimentos e emoções, tentamos sentir o que ele sente. Assim, conseguimos compreender melhor seus comportamentos, atitudes e também como se dão os processos de tomada de decisão. Dessa forma, nos conectamos e identificamos com alguém.

Bom, mas o que isso tem a ver com produtos? Muita coisa. Dentro da situação específica de cada problema a ser resolvido, o designer faz uso da sua capacidade de assimilar informações para criar soluções que estejam conectadas com o contexto das pessoas.

Em outras palavras, trata-se de trazer para dentro do projeto o ponto de vista de quem irá usar o produto, humanizando aspectos que tenderiam a ser exclusivamente técnicos.

Como se aplica a empatia no processo de design?

Para trabalhar o aspecto da empatia dentro do design de produtos, escutamos as pessoas por meio de imersões de uso, pesquisas de mercado e etnológicas, estudos informais, co-criação, observações e outras técnicas.

Tão importante quanto escutar, é preciso entender suas respostas e necessidades, seu modo de pensar, se colocar no lugar dele, fazer o que ele faz, considerando onde, como, quando e por que faz.

É preciso compreender seu ambiente, o contexto e o seu repertório. Por isso, essa atividade exige uma combinação de conhecimento, experiência e sensibilidade acima das ideias pré-concebidas.

Em busca da conexão emocional

Entre as vantagens de se valer da empatia no processo de criação está o entendimento mais claro do problema que se quer resolver com o projeto. Com isso, a solução se torna mais assertiva e dá oportunidade de se encontrar relações e abordagens novas ou de descobrir necessidades não atendidas. É assim, portanto, que nascem as inovações, indo além do óbvio.

Quando se alcança consistentemente uma solução relevante para o usuário, ele se torna um admirador e forma-se um vínculo de confiança e uma conexão emocional que se transforma em fidelidade. Nascem assim os fãs da marca.

A Aeroplano Design acredita na importância da empatia nesse processo. Quer conhecer melhor nosso trabalho? Entre em contato e venha bater um papo conosco.