Um dos maiores desafios de qualquer empresa, independente do setor, é fazer com que o produto ou serviço chegue o mais perto possível do gosto do cliente. Quem tem um negócio sabe, porém, que essa tarefa não costuma ser das mais fáceis. Exige, muitas vezes, experiência e um olhar que vai de fora para dentro do processo. É aí, então, que entra o trabalho da consultoria em Design de Produto, que atua justamente na busca do denominador comum que encante o público-alvo de uma marca.

A função do Design nesse contexto é a de qualificar o produto, dando diferentes opções de caminhos a serem seguidos e jogando luz em aspectos que vão além do dia a dia do negócio. Ou seja, o profissional dessa área tem a missão de ampliar o campo de visão em relação aos produtos e serviços.

Entre os problemas que podem ser enfrentados com o envolvimento do Design estão a incerteza da efetividade do projeto, a falta de previsibilidade de investimento e retorno, o grau de aceitabilidade das soluções propostas, os limites do processo de produção, a exigência dos mercados em constante mudança e a agilidade de adaptação. Para todos eles há uma abordagem específica ou uma ferramenta a ser aplicada pelo Design.

 

Aspectos trabalhados pela consultoria em Design de Produto

Um deles está ligado à valorização do produto proporcionada por meio de diferenciais que o Design pode promover, ou seja, aquilo que sai do comum. Isso significa, por exemplo, fugir da briga de preços e oferecer atrativos singulares aos clientes.

Junto a isso estão também os fatores humanos envolvidos na experiência de uso do produto ou do serviço, não apenas em relação à capacidade física, mas a facilidade na comunicação, o modo de uso, a hierarquia de funcionamento vivenciada pelo usuário.

Outro aspecto é a percepção do cliente em relação à qualidade ou ao diferencial que foi entregue. Isso está ligado à experiência de uso e à expectativa gerada em torno do produto.

Com isso, chegamos a mais um ponto, que é o da atratividade em relação aos concorrentes e as soluções estéticas que geram envolvimento sensorial. São os aspectos que fazem as pessoas escolherem um produto ao invés do outro. Na base disso, estão as questões subjetivas ligadas ao comportamento social, questões culturais de aceitação ou não, tendências e outros pontos.

Por fim, o Design acaba tratando também da antecipação de cenários por meio da análise de soluções para os problemas a serem resolvidos, simulações que auxiliam na tomada de decisão, experimentações que avaliam propostas inusitadas e fazem os erros se tornarem aprendizados.

Tudo auxiliando e girando ao redor daquilo que mais gostamos de fazer: criar soluções e descobrir novas possibilidades.

Como você pode ter percebido, nossa atuação alcança diferentes frentes. Quer conhecer melhor como esse trabalho é feito? Converse com a gente!